Economia de gás nos processos de soldagem
Os reguladores de gás para solda, convencionais, normalmente, trabalham com uma pressão de saída alta, em torno de 2,5bar a 3,5bar. Essa característica acaba gerando um desperdício muito grande de gás a cada acionamento da tocha de solda, pois, a mangueira que sai do regulador e chega até a válvula da máquina fica pressurizada com toda essa pressão, enquanto a mesma está fechada.
Ao ser acionado o gatilho da tocha, essa pressão é purgada instantaneamente, gerando um pico de vazão muito alto até que a mesma estabilize no valor que regulamos para a solda. Esse gás não é aproveitado na soldagem, é desperdiçado.
Com os economizadores de gás fornecidos pela RS Soldas podemos ter uma economia que pode chegar até 60%, dependendo do processo de soldagem. Isso é possível porque os economizadores trabalham na saída com menos de 1bar de pressão. Oque acaba reduzindo o efeito descrito acima.
Além da questão da economia, com os economizadores de gás teremos uma vazão de gás estabilizada mais rapidamente na saída da tocha no início de cada cordão de solda.
Solicite uma avaliação do seu consumo de gás e faça um comparativo utilizando o economizador.
Gevanildo Campos | 21 de janeiro de 2019